quinta-feira, 14 de março de 2013

Atividade de  sexta-feira para a turma CD1

Comente o texto abaixo:

O mundo está encolhendo - MARTHA MEDEIROS
ZERO HORA


O mundo não vai acabar, mas certamente está diminuindo de tamanho.

Antes, cada país preservava sua cultura e seus costumes. Hoje, todos possuem vários McDonald’s, Starbucks, Outback, Subway – nenhum viajante se sente longe de casa, o fast food da esquina impede a sensação de estrangeirismo. O mundo encolheu.

Antes, levávamos dias para chegar a um local, semanas para atravessar um país. Hoje, para estar em qualquer lugar basta uma teclada, uma câmera virtual, e assim economizamos tempo, dinheiro e romantismo. Eliminou-se o trajeto. O mundo encolheu.

Antes, cada lar era sagrado, a intimidade era assunto de poucos, havia uma sacralidade que, mesmo informal, preservava os pecados internos. Hoje, o que nosso pai diz está no Twitter, nossa mãe tem perfil no Face, nossa casa não tem mais paredes. O mundo encolheu.

Antes, o que se escrevia era de autoria particular, indevassável. Hoje, há vários autores caçando palavras alheias, várias fontes a quem é atribuído o mesmo texto, não há mais o dono da ideia, tudo o que se diz e escreve é de quem viu primeiro, basta adotar como seu. O mundo encolheu.

Antes, os amores eram secretos, as dores eram particulares, chorava-se em silêncio e em privacidade, ninguém sabia o que você sentia, a não ser que você fosse poeta. Hoje a dor de amor é produto externo bruto, fatura-se com o coração ferido. O mundo encolheu.

Antes, a amizade era confeccionada com o tempo, era preciso meses para confiar, anos para decretar que o vínculo seria eterno, havia uma trajetória a cumprir antes do abraço indissolúvel, os padrinhos de casamento eram escolhidos entre os irmãos. Hoje, o melhor amigo é aquele de segunda-feira, que te deu uma carona. O mundo encolheu.

Antes, o conteúdo dignificava, estabelecia uma triagem natural entre quem era consistente e quem não tinha substância para fazer diferença. Sabedoria e conhecimento tinham valor. Hoje, se o sujeito concorda contigo, basta para ser teu ídolo. O mundo encolheu.

Antes, a polidez não era um fricote, e sim uma atitude honrada. Ser respeitoso não merecia escárnio, e sim retribuição equivalente: bons tratos eram recorrentes entre cavalheiros e damas. Ampliava-se a civilidade. Hoje, respeitar está fora de moda, moderno é ser cruel. O mundo encolheu.

Antes, o prazer não tinha valor diante do desprazer do outro, nada valia ser feliz à custa das infelicidades alheias, havia uma corrente silenciosa e íntegra que avisava: ou todos, ou nenhum. Hoje, restritos em nossas individualidades, é comum passarmos por cima até dos nossos afetos. O mundo encolheu.

Estamos promiscuamente embolados, sem espaço para ampliar nossa existência. O mundo encolheu e alguns vão sobrar. Já estou com meio corpo pra fora.

10 comentários:

  1. Como o próprio texto diz: "O mundo escolheu".
    Conforme este texto podemos ressaltar que o mundo é movido, devido as nosssas escolhas e nem por alguém específico...
    Devido a isto podemos afirmar que o mundo é o que nós escolhemos e não o que o fulano ou beltrano escolheram, pois foram os nossos erros e acertos que transformaram essa era... Em pleno século XXI encontramo-nos em declinio, pois estamos perdendo o controle de nos mesmos, de nossas ideias e atitudes... Tanto que estamos em "desequilíbrio constante".

    ResponderExcluir
  2. Bom, realmente hoje em dia o mundo sofreu severas mudanças e temos que saber lidar com as tais, para que isso não venha nos prejudicar em nossas vidas. Sabemos que o mundo esta em constante evolução em todos os sentidos e temos obrigação de acompanhar racionalmente essa evolução.

    ResponderExcluir
  3. Como o próprio texto diz ”o mundo encolheu”
    É verdade muitas coisas que eram feitas antigamente com muito planejamento, ou seja, tempo, etc. Já não são mais feitas.
    As pessoas conversavam entre si para tomarem algumas decisões se podiam ou não podiam algo ou alguma coisa. Mais sabe por que o mundo esta assim?
    Pois hoje em dia temos a internet aonde em questão de minutos visitamos o mundo todo falamos com várias pessoas ao mesmo tempo. E isso não vai parar por ai, com certeza com o decorrer do tempo mais coisas irão acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estamos decidindo nossas vidas em questão de momentos, nossa realidade não é mais a mesma, nós os seres humanos não estamos mais dando aquele valor para as coisas fundamentais para uma boa convivência, estamos tomando decisões pensando no momento sem pensar nas consequências do amanha, precisamos por nossa cabeça no lugar e pensar, pensar em tudo aquilo que esta na nossa volta, para que tudo aquilo que hoje nos “faz bem” amanha não se tornar o maior arrependimento de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo o mundo continuando com a mesma extensão territorial pode dizer que ele encolheu.
    Com o avanço da tecnologia tudo ficou muito rápido, o que aconteceu há uma semana atrás dá a impressão de que décadas se passaram tão veloz é chegada de novos acontecimentos.
    A vida privada das pessoas é exposta em redes sociais, viagens para outros países podem ser feitas de dentro de casa, na tela de um computador.
    Não temos mais tempo para planejar nada, ou é feito hoje ou amanhã será passado

    ResponderExcluir
  7. Quando o texto cita a frase "o mundo encolheu" ele não esta querendo expressar que o planeta esta encolhendo territorialmente, mas sim as pessoas que nele habitam estão mudando suas maneiras de pensar e atitudes. É como se antigamente as pessoas tivessem uma ampla forma de pensar e com o passar do tempo isso vai diminuindo. Antes aquela pessoa que não gostava de ter a sua vida particular exposta para todos, atualmente ela própria se expõe, um grande exemplo disso é a rede social facebook, porque ali qualquer um dos usuários desta rede podem encontrar o nome completo de um outro alguém, quantos anos tem, onde trabalha, com quem namora, com quem anda e até mesmo onde mora. Antigamente quem sabia destas informações era só quem tinha uma certa intimidade com esta pessoa. Como a própria escritora Martha Medeiros descreve em seu texto, sim o mundo esta encolhendo e as pessoas estão mudando.

    ResponderExcluir
  8. De fato o mundo está encolhendo. O que dá a impressão disso são as tecnologias, que antes eram raridade, e hoje está no cotidiano de todo mundo, as pessoas vivem a internet hoje em dia, e com isso, não se precisa necessariamente conhecer alguém pessoalmente para dizer que o conhece, e com toda essa tecnologia veio as mudanças, podemos chegar a lugares rapidamente, os costumes e as boas maneiras já não são as que nossos pais nos passam, mais a maior parte é o que encontramos na internet, resumindo, o mundo ta encolhendo...

    ResponderExcluir
  9. O mundo está "encolhendo" por escolhas nossas.

    Nem todos teríamos a possibilidade de conhecer a cultura dos outros países, fazendo com que torne-se por um lado bom, que todo lugar tenham pontos culturais de todos os lugares. Ajudando até mesmo o estrangeiro. Não somos obrigados a ir em algum lugar novo e comer comidas típicas.

    Podemos agora acessar a internet e descobrir ou ver qualquer coisa, com o avanço da tecnologia, tudo vai ficando cada vez mais fácil.

    Nós mesmos postamos nossa vida particular em redes sociais e ás amizades de hoje, não precisam durar anos para se confiar em alguém, basta um favor ou uma conversa, que já se pode confiar (isso não acontece com todo mundo).

    Com esses avanços, facilitando a vida de cada um faz até com que a gente se torne mais preguiçoso, porque não precisamos mais sair de casa para ver outros lugares, basta ver no GOOGLE.

    O mundo está encolhendo a cada dia.

    ResponderExcluir
  10. Não foi o mundo que encolheu foi a mente das pessoas que se acomodam com toda a facilidade que há hoje em dia na internet.
    Para que viajar ao interior e ver sua família se apenas ligando a web cam podemos conversar por horas e horas.

    ResponderExcluir