quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividade de sexta-feira( 22/03/ 13) para turma CD1

Comente o texto abaixo:
Mendonça Filho pede informações sobre os critérios de correção das provas do Enem


Publicação: 21/03/2013 09:14 Atualização: 21/03/2013 09:27
O deputado federal Mendonça Filho (DEM) apresentou nesta quarta-feira (20) requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados pedindo informações ao Ministro da Educação, Aluizio Mercadante, sobre os critérios utilizados na correção da redação do ENEM. A correção das redações do ENEM vem sendo questionada após denúncia da imprensa de que textos com erros grosseiros receberam nota máxima. “É inadmissível que a avaliação das redações do ENEM fique sujeita a julgamento subjetivo e até mesmo ideológico. Isso gera insegurança para os estudantes e abre espaço para atos de favorecimento e até corrupção”, afirmou.
O requerimento de informações deve ser votado na próxima quarta-feira (27), na sessão da Comissão de Fiscalização. Se for aprovado, o ministro terá de informar os critérios utilizados na correção das provas em relação aos pontos retirados dos candidatos atribuídos a erros na norma culta e os pontos atribuídos à compreensão e ao desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto. O requerimento pede, ainda, que o ministro informe os pontos atribuídos aos argumentos e à defesa do ponto de vista abordados pelo aluno, os pontos atribuídos à utilização dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e os pontos atribuídos à conclusão e às propostas de intervenção ao problema abordado.
“Uma denúncia dessa gravidade, que compromete a vida de milhares de jovens no País, não pode ser tratada pelo Ministério com uma nota considerando que a redação pode ter pontuação máxima, mesmo apresentando erros na competência avaliada. Isso é premiar quem não”, destacou. O deputado criticou, ainda, o fato de o Governo do PT querer relativizar até a norma culta da própria língua portuguesa. “O Governo tem que ter compromisso e retirar aqueles examinadores que não agiram corretamente”, completou. As denúncias da imprensa demonstram que as orientações do Guia do Participante da Redação do ENEM, divulgado pelo INEP, não foram observadas na correção das redações.
Com informações da assessoria de imprensa do DEM
www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/03/21/

12 comentários:

  1. No texto se percebe que há pessoas dentro do sistema do ENEM priorizando alguns candidatos, o que no Brasil acontece desde sempre em qualquer setor publico. Acredito que já não é mais uma das melhores maneiras de se ingressar na faculdade, prestando o ENEM, é tudo uma questão de sorte. Por mais que você seja capacitado, corre o risco de cair em mãos ruins na hora da correção da prova.

    ResponderExcluir
  2. Através do texto pude ressaltar algumas questões...
    O quão polêmico foi o ocorrido e que de uma certa forma tentaram explicar ou culpar o ocorrido pela corrupção que enfrentemos nos dias de hoje... Mas nada disso vai aumentar ou diminuir isso, pois a corrupção já vem de muitos anos...
    Como muitos definem ou tentam explicar: " vivemos em um mundo democrático"... Não sei como, mas é o que falam do nosso "país"... Mas para não perder o foco não concordo e nem discordo do texto, pois cada um com sua opinião... O que me preocupa é o futuro dos estudantes e daqueles que dependem do Enem para serem "reconhecidos" e "valorizados", pois muitos dependem do vestibular para conseguir uma bolsa para entrar na faculdade... E mais não entendo porque cobrar tanto dos adolescentes, estudantes, se nem todos temos tanta sorte ou um ensino "acima do comum" para passarmos no Enem e finalmente começarmos uma vida nova... O correto seria todos terem os mesmo direitos no ensino, mas não é bem assim que acontece... Enxergamos isso no nosso dia a dia... De que vale estudarmos tanto para fazermos uma ótima redação se não é bem isso que importa, mas sim o conteúdo e a interpretação de cada um???... Poderia ser diferente se existissem mais oportunidades e reconhecimento...

    ResponderExcluir
  3. Além do que nem todos possuem a mesma facilidade de compreensão, interpretação,aprendizado etc... Do que muitos... Cada um tem o seu tempo, mas isso não vale nada para a "sociedade", pois isso para muitos é utilizado como desculpa, mas a realidade não é bem essa... Muitas vezes é verdade e ninguém acredita, mas muitos possuem dificuldade de aprendizado, não é preguiça ou algo parecido e algo que nasce com a gente e muitos não enxergam...

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião,isso abre discussão para um fato muito importante:os critérios usados para correção das redações do ENEM devem ser expostas a todos os participantes para que os mesmos possam ter certeza de seus erros e acertos.
    É inadmissível aceitar que examinadores incapazes tirem-nos a chance de ingressar em uma universidade.
    Cabe ao governo tomar providencias para que essa situação não se repita.

    ResponderExcluir
  5. Deveríamos sim ser informados sobre os critérios de correção do ENEM, para então descobrirmos nossos erros.
    O Governo tem que agir o mais rápido possível para retirar esses examinadores.
    Tem muitos que se esforçam para ter uma boa qualificação na redação do ENEM e depois alguém com erros ganhar nota máxima, inadmissível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O mundo escolheu",conforme Charles Darwin sobrevive apenas aqueles que se adaptam ao meio,teoria antiga,porém podemos plicar nesse simples texto do século XXI,quando devemos ser hábeis suficientes para acompanhar e se adaptar as mudanças que ocorre ligeiramente na sociedade.









      Excluir
  6. Na minha opinião, lamentavelmente hoje em dia as coisas estão sujeitas a manipulação de qualquer natureza, por isso que deveria existir uma fiscalização constante desde o inicio e principalmente no final nas correções das provas para que os candidatos que se dedicaram e se prepararam para a prova não sejam prejudicados.

    ResponderExcluir
  7. O texto comenta o escândalo ocorrido em mais um ano das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, desta vez à imprensa divulgou redações com erros graves de escrita, mas que mesmo assim conseguiu alcançar nota máxima e outras com chacotas como receita de macarrão e hino de time de futebol que alcançaram notas relativamente elevadas perante outras redações melhores.
    No ano de 2009 já havia ocorrido um escândalo em relação ao vazamento de provas do exame, onde provas foram furtadas da gráfica que as imprimia. Já no ano seguinte de 2010, outra gráfica de grande porte, "esqueceu" de conferir um lote de 21.000 provas, que saíram com erros. Existiam questões sem resposta e outras com dupla resposta.
    O texto comenta principalmente sobre o requerimento do deputado federal Mendonça Filho que foi encaminhado a Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados, onde solicita que o Ministério da Educação revele os critérios utilizados na correção das provas em relação aos pontos retirados dos candidatos atribuídos a erros na norma culta e pontos atribuídos à compreensão e ao desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto. Se o requerimento for aprovado pela Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados, muitas coisas poderão ser mudadas no Exame Nacional do Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  8. O Enem já não é mais uma porta para os sonhos dos jovens , se tornou uma peça de teatro, com uma enorme platéia. Onde muitos estão ali encenando sua peça , enquanto outros vaiam generalizadamente. Resumindo é o pesadelo para quem quer entrar numa faculdade, eu particularmente me indigno muito com isso e a cada ano que passa o fiasco não se repete, mas se sobressalta.

    ResponderExcluir
  9. O ENEM, antigamente um ensejo ao ensino superior, tornou-se uma comédia. Redações. As redações avaliadas com nota mil, entre elas, haviam textos escritos com gramática de ensino fundamental, visto que, as redações com apresentaram uma boa gramática nem foram tão bem avaliadas assim. Destas situações resta um pergunta, com qual método avaliativo é se dada as nota das redações?.

    ResponderExcluir
  10. O texto fala sobre o requerimento do deputado Mendonça Filho que foi encaminhado a Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados, onde solicita que o Ministério da Educação revele os critérios utilizados na correção das provas em relação aos pontos retirados dos candidatos atribuídos a erros na norma culta e pontos atribuídos à compreensão e ao desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto. Se o requerimento for aprovado pela Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados, muitas coisas poderão ser mudadas no ENEM e precisam ser mudadas para não termos mais receitas de massa nas redações

    ResponderExcluir
  11. ENEM o método mais usado para ingressar um uma faculdade, mais tem muitas pessoas com ótimas condições financeiras que podem pagar a sua faculdade q acabam tirando a vaga de outro que não tem a mesma sorte.
    E tambem onde vai todo o dinheiro das taxas pagas pelos candidatos de 35 reais??

    ResponderExcluir